Cursos Infraestrutura Coordenação Contato
Cadastro de Interesse

Curso

MBA em Gestão Escolar

Apresentação




Os desafios dos gestores escolares são cada vez maiores frente às mudanças que a sociedade brasileira vem enfrentando em variados aspectos. As escolas mudaram, as famílias mudaram, os jovens, as crianças e professores mudaram. Por isso a formação de gestores capazes de lidar com novos cenários é essencial para o desenvolvimento da educação e para sua permanência e ascensão no mercado de trabalho. O MBA em Gestão Escolar pretende fomentar reflexões teóricas, mas principalmente práticas, sobre o contexto educacional, instrumentalizando profissionais que já atuam ou que desejem atuar na gestão da educação. Neste sentido, a empiria assume papel central para a formação de gestores aptos a vencerem os desafios que a prática impõe, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ensino, além de relatos de experiências, estudos de caso, visitas técnicas, estágios, palestras, debates e produção de textos, materiais e projetos integrados, ferramentas que fazem com que os alunos e alunas se aproximem da realidade vislumbrada e se qualifiquem enquanto profissionais.





Objetivo


• Proporcionar aos alunos uma formação holística no campo da gestão escolar para encorajar a reflexão e revisão de práticas.

• Relacionar a gestão educacional com democracia, inclusão, sustentabilidade e novas tecnologias.

• Fomentar pesquisas e publicações na área da gestão escolar para que haja uma ampliação dos conhecimentos do campo teórico.

• Articular a Secretaria Escolar, a Coordenação Pedagógica e a Direção Pedagógica e Administrativo-Financeira em um contexto macro de gestão.

• Possibilitar uma vivencia prática nos ambientes escolares, através de estágios, encontros, palestras e trocas com profissionais.



Público alvo


Profissionais da educação em geral. Gestores de escolas públicas e privadas, professores, coordenadores, supervisores, secretários e demais graduados que busquem novas oportunidades em escolas e em empresas.



Matriz Curricular


Disciplinas Carga horária
Legislação e Políticas Públicas Educacionais 20 h/a
Gestão e Financiamento da Escola Pública 20 h/a
Educação Inclusiva e Gestão 20 h/a
Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade em Educação 20 h/a
Educação, Cultura, Mídia e Consumo 20 h/a
Gestão de Pessoas 20 h/a
Gestão do Projeto Pedagógico e do Currículo 20h/a
Direção Pedagógica: Princípios e Práticas 20 h/a
Supervisão Pedagógica: Princípios e Práticas 20 h/a
Gestão Democrática e Participativa 20 h/a
Avaliação e Educação 20 h/a
Gestão de Projetos em Educação 20 h/a
Gestão Financeira e Transparência 20 h/a
Empreendedorismo Educacional 20 h/a
Direitos do Consumidor 20 h/a
Gestão em Órgãos Representativos 20 h/a
Sindicalismo e Educação 20 h/a
Secretaria Escolar: Princípios e Práticas 20 h/a
Marketing e Educação 20 h/a
Gestão da Informação e da Comunicação 20 h/a
Comunicação Organizacional 20 h/a
TCC 60 h/a





Coordenação do curso


Marcelo Mocarzel

Prof. Ms. Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

Doutorando em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel e Comunicação Social também pela PUC-Rio e Pedagogo pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE-RJ). Possui mais de dez anos de experiência em Gestão Escolar, como Diretor Pedagógico do Instituto Maia Vinagre, Niterói-RJ. É professor substituto da cadeira Organização da Educação do Brasil das licenciaturas da UFF e professor dos cursos de pós-graduação e graduação do UNILASALLE-RJ. É Conselheiro Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ) desde 2016. É, desde 2012, membro da Diretoria Plena do SINEPE-RJ (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro). É pesquisador do NUGEPPE (UFF/CNPq) - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação e do JuX-Juventudes Cariocas (PUC-RIO/FAPERJ), tendo publicado livro, diversos artigos e capítulos de livros, muitos deles na área de Gestão Escolar.





Corpo docente


Karine Morgan
Pedagoga, Doutoranda e Mestre em Educação pela UFF. Professora da UNIG. Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias e Supervisora Educacional da Rede Municipal de São João de Meriti.

Lucy Teixeira
Pedagoga, Doutoranda e Mestre em Educação pela UFF. Ex-secretária de educação do município de Rio Bonito.

Simone Peneda
Psicóloga, Psicopedagoga e Mestre em Educação pela UNESA. Psicopedagoga e responsável pela inclusão no Instituto Maia Vinagre (Niterói) e Colégio George March (Teresópolis).

Ana Paula Souza
Engenheira Civil. Mestre e Doutora em Engenharia Oceânica pela UFRJ. Formada em “Inovation” pela Hass School of Business – University of California – Berkeley. Gerente na empresa DNV GL.

Livia Boechenstein
Publicitária, Doutoranda e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Pesquisadora da área de comunicação e consumo pelo PECC/PUC-Rio (Programa de Estudos em Comunicação e Consumo).

Christiane Vilhena
Psicóloga, Bacharel em Comunicação e Mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Coach e sócia da Versare Psicologia & Coaching, responsável por dezenas de treinamentos de equipe em todo o Brasil.

Silvana Malheiro
Pedagoga e Mestre em Educação pela UFF, tendo defendido pesquisa com ênfase no debate de currículo. Professora da Rede Municipal de Niterói e do Curso Normal na Rede Estadual.

Luiza Sassi
Pedagoga, Psicóloga e Mestre em Psicologia pela PUC-Rio. Diretora pedagógica do Colégio GayLussac (Niterói). Diretora educacional da Cognita Schools Brasil. Pedagoga na Rede Municipal de Niterói.

Renata Pestana
Pedagoga, Socióloga e Psicopedagoga. Vice-diretora Pedagógica do Instituto GayLussac (Niterói), tendo sido Coordenadora por mais de uma década.

Leonardo Dias
Pedagogo, Mestre (UFF) e Doutorando em Educação pela UERJ. Professor substituto da UFF. Professor do Curso Normal da Rede Estadual.

Marcelo Mocarzel
Pedagogo, Doutorando em Comunicação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (UFF). Professor do UNILASALLE-RJ e da UFF (substituto).

Rogério Cirilo
Administrador, Mestre em Ciências Contábeis (UERJ). Professor do UNILASALLE-RJ e da UVA.

Ana Cristina França
Engenheira Civil, Mestre em Economia (Ibmec). Sócia da Apsis Consultoria Empresarial, Diretora executiva do Comitê Brasileiro de avaliadores de negócios e vice-presidente regional da ANEFAC.

Américo Diniz Neto
Doutorando em Ciência Política (Universidade Lusófona, Portugal). Mestre em Sistemas de Gestão (UFF). Professor da Faculdade Paraíso. Coordenador de educação empresarial do SEBRAE-RJ.

Hélio Borges Monteiro
Advogado, com especialização pela EMERJ. Professor da UCAM e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UNILASALLE-RJ. Foi Assessor Jurídico do Colégio La Salle Abel por mais de dez anos.

Luiz Henrique Mansur
Pedagogo. Membro da Comissão de Educação da ALERJ. Vice-presidente e ex-presidente do SINEPE-RJ Membro do CME de Niterói. Ex-presidente e ex-conselheiro do CEE-RJ. Ex-integrante do FEE-RJ.

Hélida Gmeiner Matta
Pedagoga e Mestre em Educação (UERJ). Professora das redes municipais de Niterói e de São Gonçalo. Dirigente do SEPE-RJ.

Renata Araújo
Pedagoga, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Escolar (UNESA). Gerente da Secretaria do Instituto Maia Vinagre desde 2014.

Ana Paula Mendes
Professora de Ed. Física, Mestre em Sistemas de Gestão (UFF) e com MBA em Marketing pela FGV, com 25 anos de experiência em gestão de projetos e marketing educacional.

Priscila Aquino
Jornalista, historiadora, com Mestrado e Doutorado em história (UFF). Jornalista responsável pela comunicação do Colégio GayLussac desde 2016.

João Pedro Lemos
Graduado em Direiro (PUC-Rio), com pós em Contabilidade e Finanças (COPEAD-UFRJ). Sócio da Appoia, tendo trabalhado em empresas como Eleva Educação e Sistema Elite.

Janaiana Goulart
Pedagoga (UNIGRANRIO), Pós-graduada em Psicopedagogia e Mestre em Gestão e Avaliação Pública (UFJF). Supervisora educacional do Estado e Coordenadora do do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias-RJ.





Investimento


24 parcelas de R$ 400,00

Desconto de:
• 10% para pagamento integral à vista ou
• 15% para ex-alunos, colaboradores de empresas conveniadas e grupos de no mínimo 4 pessoas.





Trabalhos dos alunos


aba trabalhos







Aulas quinzenais:
Sábado, das 7h às 18h


Duração do Curso:
24 meses

Apoio

COMPARTILHE: